O que eu sei sobre amizade

Entendam, não é regra. Amizade não vem com contrato. O que eu sei sobre o assunto muito me envolve, mas muito me denuncia. Afinal, quem nunca foi amiga e depois descobriu não ser? Amizade, meus caros leitores, é coisa que se preza. E zela, e guarda. E não passa a mão na cabeça só porque existe uma ligação.

Amizade, quando real, não vê cara ou residência. Nem distância ou paciência, nem signo ou crença. O que basta para que duas pessoas sejam amigas é conviver, é perceber na convivência a vontade de continuar juntas e passar cada obstáculo do tão esquisito coleguismo. Aliás, vamos falar sobre isso: o que é coleguismo? São pessoas que você conhece, mas não são íntimas? No meu mundo, essas são só conhecidas. Coleguismo, para mim, envolve algum tipo de parceria, de entendimento. Pode ser no trabalho, por exemplo, ou em um curso. Pessoas que nem conhecidas são, mas precisam dividir o mesmo espaço.

O que eu sei sobre amizade envolve, na verdade, um tipo de amor que não mais se nota. Envolve cuidado, envolve carinho e principalmente a certeza do que se pode ou não falar e fazer. Amigos de verdade não criam situações falsas, nem causam situações desagradáveis. Mas brigam, brigam sim e às vezes por besteiras. Brigam por ciúmes, por falta de ciúmes, é um tipo de relação que nem sempre os pais entendem. Bom, novamente, não é regra. Existem amigos, existem grupos de amigos, mas cada um tem sua pequena fortaleza. É preciso também respeitá-los como são. Estilo, preferência sexual, falamos de escolhas. Amigos de verdade não precisam de explicações.

Seja um bom amigo, tenha um bom amigo. Mas conviva. E sorria, presenteie, surpreenda. Muitas vezes, o que falta em uma amizade é encontrar o mesmo ponto de partida que se tinha no começo. E vamos falhar, admito. Às vezes leva um tempo, sobretudo com outros amigos chegando, com alguns mais antigos indo embora. Mas é possível, é natural. O que eu sei sobre amizade é que é o caminho mais bonito depois da família. E deve ser valorizado como tal.

Imagem

0 Comentários:

Postar um comentário

Agradeço sua visita e espero que tenha gostado. Volte mais vezes!