Leia.Seja. | Monteiro Lobato


A campanha Leia.Seja. foi criada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros para ressaltar a importância da leitura e incentivá-la. O lançamento foi durante a Bienal do Livro deste ano (vocês conferem na foto abaixo) e o conceito foi simples: trazer personalidades da televisão e do esporte como ícones da nossa literatura, chamando ainda mais a atenção dos jovens e das crianças. Vejam o anúncio aqui.

Hoje, por ser Dia Nacional do Livro, as editoras Arqueiro e Sextante, grande difusoras desta campanha, estão reunindo vários blogueiros e influenciadores digitais em uma blogagem coletiva. Como leitora e agora escritora, o prazer de participar é inegável. Portanto, que tal se eu mostrar a vocês duas das obras da nossa literatura que mais me marcaram? Vamos lá?


Bom, confesso que parei um pouco para pensar antes de escrever essa parte. O que acontece é que tive dois universos muito, muito presentes na minha vida: o criado pelo Maurício de Sousa e o criado por Monteiro Lobato. Mas, apesar de o primeiro ter me ensinado a ler, literalmente, foi o segundo que fez com que eu folheasse um livro, livro mesmo, sem figuras, e gostasse disso pela primeira vez. Sendo assim, tenho os meus escolhidos.

O Minotauro e Histórias de Tia Nastácia. Da coleção inteira, pela edição da Brasiliense, tive uns três ou quatro livros, isso se me lembro bem. Mas foram os dois que citei que tiveram participação ativa no meu crescimento. Perco a conta de quantas vezes meus pais ou minha avó materna leram para mim, ou comigo, esses livros. E me lembro de como era interessante perceber que, na minha cabeça, se formavam as imagens.

Imagem

Outra influência bacana do autor foi a presença da série O Sítio do Pica-Pau Amarelo, ainda na primeira montagem. Certo que não li, de fato, mas mergulhei naquilo todos os dias durante um bom tempo. E é engraçado como a gente lembra, porque até hoje a ligação que me faz é com a minha avó, que já está no céu. Emociona e traz lembranças boas da infância, isso tudo. É ou não é para participar? 
Encerrando a postagem, minha foto ao lado de dois ícones da literatura durante a Bienal: sr. e sra. Visconde de Sabugosa. Comigo, estava uma das minhas amigas. Que tal? Participem também e postem hoje, nos blogs ou nas redes sociais, as leituras que marcaram vocês! Usem a hashtag #leiasejaViva a literatura brasileira!!! 

0 Comentários:

Postar um comentário

Agradeço sua visita e espero que tenha gostado. Volte mais vezes!